Muito Escura: (Não recomendável): Bebida muito escura com acentuado sabor de queimado pela carbonização dos grãos. Perda de corpo e acidez.
Escura (moderada): Café com menor ácidez e corpo, mais amargo e menos encorpado. Típico dos cafés tradicionais fortes e extra-fortes. Precisa de açúcar, pois esconde o aroma e o sabor.
Média: Equilíbrio entre aroma, corpo e amargor, baixa acidez. Café mais encorpado. Não precisa de açúcar, pois favorece o aroma e o sabor.
Clara: Acentua acidez e aroma, com suavidade do sabor. Ameniza o amargor e o corpo. Café menos encorpado. Ideal para máquinas de café expresso.
Muito Clara: Pouca acidez e corpo. Leve gosto de grãos crus/verdes
Moagem Fina: Café forte, amargo, encorpado e cremoso (ideal para máquinas de café espresso, filtro de papel ou coadores);
Moagem Média: Café mais suave e aromatizado (ideal para espresso, coadores, filtros de papel, cafeteiras,..)
Moagem Grossa: Café forte e encorpado (Cafeteira italiana-moka, prensa francesa)
Na Fazenda Mandu, em
parceria com o Sindicato
Rural do Município, é realizado
cursos e treinamentos para os
funcionários e familiares,
colaborando para que tenham
uma qualidade de vida melhor
no campo e no desempenho de suas atividades.
Depois do plantio, a florada, bem como a maturação, é a fase mais importante do cafeeiro
Dica de preparo:
Utilize o mínimo de 7g de café por xícara
Tempo de extração: 25-30 seg
Os cafés tipo Arábica possuem aroma e doçura intensos, com variação de corpo, sabor e acidez, tem 50% menos cafeína que o Robusta. São os cafés especiais e gourmet .
Produzir café é mais que um trabalho, são anos de dedicação, trabalho árduo sob o sol, sujeito às intempéries naturais e incertezas de cada safra. Produzir café requer paixão, determinação e cuidado: cuidado com o solo, com a planta, com as pessoas e com o meio ambiente. Cuidado com as cerejas desde o momento em que são colhidas, cuidado com os grãos já beneficiados. A paixão pela atividade gera frutos de qualidade, e estes, os resultados econômicos e sociais, e a certeza de que estamos no caminho certo !